WhatsApp

Blog

Veja nossas postagens

Férias com os Filhos: Preservando Interesses na Guarda Compartilhada

Com o fim do período escolar e início das férias de verão, surge um novo debate entre os pais: com quem os filhos devem ficar?

Geralmente, para aqueles pais que já passaram por um processo judicial para regularizar a guarda dos filhos, já sabem como esse período irá ocorrer, visto que já deixaram determinado em acordo ou sentença.

Guarda Compartilhada Durante as Férias

Na guarda compartilhada, normalmente as férias dos filhos ficam ajustadas em metade do período para cada genitor, como por exemplo, as primeiras semanas na casa da mãe e as últimas semanas na casa do pai, visto que o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada com a mãe e com o pai, conforme dispõe a legislação brasileira sobre a guarda compartilhada.

Guarda Unilateral Durante as Férias

Na guarda unilateral, na maioria das vezes, as crianças permanecem no período de férias na residência do genitor detentor da guarda, mas isso não impede que também se defina na ação judicial uma convivência equilibrada da criança com ambos os genitores nesse período, para evitar sobrecarga de somente uma das partes, mas também para promover uma convivência mais ampla com o genitor não detentor da guarda.

SAIBA MAIS SOBRE "COM QUEM OS FILHOS DEVEM FICAR"

Mas e quando o acordo/decisão não é cumprido?

Quando os genitores entram em conflito ou encontram dificuldades para cumprir o que restou previamente definido, é necessário tentar reajustar o período de férias com o outro genitor, visando buscar atender da melhor forma os interesses dos filhos.
Caso não seja possível fazer os ajustes na conversa, é possível levar a demanda ao judiciário para se buscar uma solução.

 


E quando eu não tenho uma decisão ou acordo prévio definindo, como fica o período de férias escolares?


Nesse caso, os genitores precisam estar dispostos a dialogar e encontrar a melhor maneira de realizar a divisão dos cuidados com os filhos nas férias. Se não for possível chegar a um consenso, pode-se ajuizar ação judicial para definir a guarda e convivência dos filhos.

Meus filhos estão de férias e eu trabalho o dia todo. Quem deve ficar com as crianças?


A responsabilidade sobre os filhos cabe aos genitores, verificando se a modalidade de guarda foi definida unilateralmente ou compartilhada. Na impossibilidade de um dos genitores ficar responsável sob os cuidados das crianças nas férias, pode ser organizada outra dinâmica que preserve os interesses das crianças, como auxílio de familiares, creches, babás, colônia de férias, etc.

Novamente, é possível ajuizar demanda judicial para regularização da guarda e/ou da convivência das crianças, quando não for possível ajustar verbalmente.

Planejamento de Férias e Bem-Estar Familiar

Forma equilibrada não apenas fortalecem os laços familiares, mas também asseguram que as crianças aproveitem ao máximo o período de férias. Considere também as dicas para viajar com crianças e organize as férias com antecedência para evitar imprevistos.


Dicas para Viajar com Crianças

Além disso, ao planejar viagens durante as férias, é importante considerar dicas úteis para viajar com crianças, como preparar um kit de entretenimento, cuidar da saúde e alimentação, escolher destinos adequados, entre outros aspectos que contribuem para uma experiência positiva em família.
Por meio de um planejamento cuidadoso e da promoção do bem-estar familiar, é possível garantir que as férias sejam um momento de alegria, diversão e união entre pais e filhos. Não deixe de organizar-se com antecedência e considerar as necessidades e interesses de todos os envolvidos para desfrutar ao máximo desse período tão especial. 🌞👨‍👩‍👧‍👦🏖️

Receba novidades