Atenção, empresário: entenda as diferenças entre demissão x dispensa x justa causa
O pedido de demissão pelo funcionário é um modelo de rescisão de contrato de trabalho onde o empregado expressa o seu desejo de deixar o emprego e se desligar da empresa, independente da vontade do empregador, ou seja, é uma decisão unilateral do empregado.
Já a dispensa imotivada, é um modelo de rescisão de contrato de trabalho onde o empregador não tem mais interesse na prestação de serviços do colaborador e então decide pelo seu desligamento.
Não é necessário que o funcionário tenha praticado qualquer ato desabonador, é uma decisão unilateral da empresa. Destaca-se que a empresa não precisa informar o motivo do desligamento ao funcionário, apenas comunicar previamente ou pagar pelo aviso prévio.
Por fim, a dispensa por justa causa ocorre quando o empregado pratica alguma falta grave que justifica o seu desligamento da empresa, como por exemplo, insubordinação, indisciplina, ato de improbidade, entre outros.
Importante mencionar que mesmo no caso de o empregado ter cometido alguma falta grave que justifique a sua dispensa, o empregador não pode fazer referência ao assunto na carteira de trabalho do empregado.