WhatsApp

Blog

Veja nossas postagens

Empresa familiar? Conheça os 3 pilares para uma boa governança!

Saiba quais são os principais cuidados na hora de gerir uma holding ou uma sociedade operacional na sua empresa familiar

Já comentamos por aqui, o que é uma holding e quais suas vantagens. Uma boa governança é essencial para qualquer sociedade empresária. Em uma empresa familiar, esta situação é ainda mais relevante, uma vez que muitas vezes os sentimentos se confundem, entre o que é voltado ao desenvolvimento da atividade empresária e o que seria a própria relação familiar.

 

Conheça os 3 pilares para uma boa governança em uma empresa familiar

 

Para que esta governança seja efetiva, sugere-se que a administração e gerenciamento seja construído sobre três pilares essenciais, que estabeleçam as diretrizes para uma gestão eficiente: 

  • Planejamento
  • Comunicação
  • Transparência

 

Planejamento é essencial

 

Toda a empresa deve gerir o seu negócio voltado ao dia a dia, mas sem descuidar do horizonte que se apresenta. Na empresa familiar, este horizonte relaciona-se muitas vezes com um legado, uma comunhão de valores que são passadas de geração em geração. Portanto, o planejamento nestes casos é essencial, pois se vislumbra como a empresa evoluiu e se mantém ativa no decorrer do tempo.

Nestes casos, o planejamento não se caracteriza pelo produto em si, mas pelo que ele representa. A tecnologia, muitas vezes, acaba alterando o principal produto a ser ofertado, mas se os valores seguem sendo respeitados, como "segurança", "confiança", "credibilidade", etc., estes elementos seguirão com a empresa, independente do produto que ela vier a entregar ao seu consumidor.

Portanto, entender como estes valores são colocados numa projeção de futuro, pertencentes à cultura da empresa, é vital para uma boa governança e uma perdurabilidade da companhia. 

 

Comunicação é vida

 

Este planejamento de nada serve se não for externado. As decisões a serem tomadas para que este futuro desenhado pela família seja alcançado depende de que todos os membros da organização estejam alinhados para atingir estes objetivos.

Portanto, a comunicação é também um elemento essencial para que se dê ciência a todos os envolvidos, desde o mais simples processo de produção à mais complexa tomada de decisão estratégica, esteja voltado a um objetivo comum.

A forma mais conhecida de comunicação destes ideais é através da exposição de visão, valores e missão das empresas. Esta metodologia aplica-se também à empresa familiar, de modo que os valores confundem-se muitas vezes com aquelas ideias que a própria família possui.

A comunicação destes valores, muitas vezes, é o que mantém a família e a sociedade unida, o que as diferencia e as torna únicas, o que gera lealdade entre os membros e fidelização pelos consumidores. Sendo assim, compreender como externar estes valores através da comunicação mostra-se importantíssimo para que a empresa tenha uma governança alinhada a estes objetivos. 

 

Transparência é a regra

 

Por fim, o terceiro pilar refere-se à transparência. Esta transparência vincula-se à possibilidade de verificação de dados, ou accountability. Este conceito relaciona-se diretamente à possibilidade de checagem das informações prestadas, de modo a se dar certeza de que o que está sendo realizado está dando o resultado esperado, ou de que forma ele pode ser melhor gerido ou alterado para que as ideias sejam realmente executadas satisfatoriamente.

Esta transparência deve ser realizada a fim de permitir que o discurso não seja vazio. De nada adianta a empresa vangloriar-se de uma extrema qualidade, quando o investimento na produção demonstra o contrário. O que poderia ser uma grande estratégia, quando não validada por meio de posturas que atestem a veracidade destes elementos, pode ser um gigantesco tiro no próprio pé.

 

Esses 3 pilares são essenciais para estruturar seu negócio

 

A governança de uma empresa familiar demanda, portanto, a conjuntura destes três elementos. O planejamento, para definir o futuro. A comunicação, para informá-lo, e a transparência para monitorar e validar sua execução.

Assim como a planejamento e a transparência são importantes para uma boa governança na sua empresa familiar, isso não seria diferente, ao confiar num profissional para constituir sua Holding. Por isso, procure profissionais que sejam capacitados e conheçam o assunto.

Faça uma análise do seu caso, envie dúvidas e receba soluções específicas para sua situação clicando aqui.

 

Receba novidades