Assessoria Extrajudicial: entenda como funciona e quais os benefícios
A assessoria extrajudicial é um serviço disponibilizado pelo escritório para serventias notariais e registrais, para que estas possam aprimorar ainda mais os seus serviços. Ela consiste em acompanhar e dar suporte aos serviços prestados nos cartórios, de forma preventiva e consultiva, para que a atuação destas serventias sejam sempre de excelência.
Com uma equipe de profissionais qualificados, que atendem os ramos de maior influência perante os ofícios, é possível agregar tanto a visão dos clientes da serventia como a de quem atua como titular dela.
Os advogados e consultores do escritório possuem especialização em Direito Notarial e Registral, Responsabilidade Civil, Direito Digital, Direito de Família e Sucessões, bem como de Direito Administrativo e Gestão Empresarial. Essa ampla gama de conhecimentos que, agregados e aplicados à atuação da serventia, nos permite a prestação de um serviço voltado à excelência no assessoramento ao dia a dia dos ofícios.
Quais são os serviços prestados?
Dentre os serviços que são oferecidos para as serventias extrajudiciais, podemos destacar os seguintes:
Análise e otimização de processos
A partir de uma visão externa, caso solicitado pode ser realizada uma análise quanto às rotinas da serventia, de forma a sugerir alterações que possam promover melhorias para melhor eficiência sob um aspecto da experiência dos clientes, da otimização de custos e gestão de recursos existentes;
Treinamento de equipe
Eventuais treinamentos com a equipe para atualização e elucidação de dúvidas podem ser realizadas, para que seja possível a adoção de medidas de padronização de atendimento e orientação aos prepostos do oficial;
Elaboração de pareceres
Cada serventia possui suas particularidades e rotineiramente surgem situações que podem exigir um maior esclarecimento. Questões que muitas vezes tangenciam a área do direito notarial e registral, de modo que a assessoria vem a suprir eventuais lacunas, no sentido de apresentar pareceres orientativos quanto a estas situações pontuais. Assim, visa respaldar a tomada de decisões por parte do oficial quanto aos atos a serem ou não realizados em sua serventia.
Reuniões periódicas
A assessoria estabelece ainda a possibilidade de realização de reuniões periódicas, normalmente em caráter mensal, para acompanhamento e esclarecimento de dúvidas. Nestas reuniões são estabelecidas algumas diretrizes do trabalho, tais como a organização de estratégias de gestão ou mesmo pontuadas possíveis tendências quanto à atividade a ser desenvolvida.
Assessoria em conformidade regulatória
A atividade notarial e registral vem sofrendo ao longo dos anos com diversas atualizações e exigências de ordem regulatória sob óticas e órgãos diversos. A assessoria permite auxiliar na compreensão e implementação destas conformidades regulatórias, para que seja possível o cumprimento integral das medidas exigidas;
Implementação de tecnologias para aumentar a eficiência
Utilizando-se da expertise prática, podem ser sugeridos ajustes a fim de permitir uma melhor eficiência na prática dos atos notariais e registrais, mediante o auxílio na implementação de novas tecnologias voltadas à atividade.
Acompanhamento em inspeções e cumprimento de exigências
Quando for do interesse do oficial ou quando se fizer necessário, a assessoria acompanha as inspeções realizadas pelos órgãos de correição, promovendo os esclarecimentos que porventura venham a ser solicitados pelos fiscais, bem como auxilia na promoção das adequações apontadas nestas inspeções.
A utilização de nossa expertise teórica aliada à prática tanto interna quanto externa da serventia nos permite promover uma orientação e assessoramento adequado ao melhoramento das atividades notariais e registrais nas serventias extrajudiciais.